terça-feira, 14 de abril de 2015

Curso de formação

ESCLARECIMENTOS RELATIVOS À MUDANÇA NO CURSO DE GESTALT-TERAPIA OFERTADO PELO INSTITUTO FIGURA-FUNDO

      Nos últimos meses viemos tentando estruturar nosso curso em Gestalt-terapia como uma especialização aqui em Curitiba. Nós conseguimos garantir nessa busca: a qualidade do corpo docente, a estrutura curricular baseada em teoria, prática e vivência, e o compromisso ético.
      Com a mudança na legislação do MEC Resolução (001/2007, Que estabelece normas para funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização) já não era possível o antigo sistema de chancelas. Apesar da resolução de 2007, é de conhecimento público que ainda há cursos que operam com esta forma de ofertar especializações.
      Dificultando ainda mais este processo, em 2014, houve a suspensão dos efeitos de credenciamento de cursos feitos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). As únicas entidades passíveis e legítimas para oferecer cursos de especialização no Brasil passaram a ser as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o que inviabilizou nossa proposta inicial.
      O MEC, com a intenção de formalizar sua área de competência – educação e formação profissional – finda por inviabilizar qualquer proposta de especialização fora da sua jurisdição e, embora seja louvável esta intenção, a resolução terá como consequência a impossibilidade de qualquer oferta de cursos direcionados para competências específicas, fora do âmbito comercial das IES.
      Os processos de credenciamento de cursos dessa modalidade, anteriormente sob a tutela do CFP, estão sub judice. Neste sentido, tudo indica que não será mais possível haver cursos de “especialização” fora do âmbito acadêmico, e que todos os cursos conhecidos em nossa profissão, com esta denominação, que estiverem ligados a institutos autônomos, deverão adotar o modelo de curso livre (como a “formação”), para não conflitarem com a entidade gestora da educação brasileira.
      Nesta direção, parece-nos que o vetor de valência muda substancialmente sua direção – de um “certificado”, originalmente – para a qualidade e capacitação que o curso pode e deve ofertar; sendo que, infelizmente, o corolário documental decorrente disto terá, seguramente, menos valor do que o desejado por todos.
      Diante disto, informamos que o curso de Especialização em Gestalt-terapia que estava sendo ofertado pelo Instituto Figura-Fundo foi alterado para a modalidade de curso livre como uma Formação em Gestalt-terapia. As mudanças são:

- O valor da mensalidade, alterado para R$ 400,00, com desconto de 5% para pagamentos até o dia 5 e de 10% para 6 meses de adiantamento;
- As aulas mensais não mais às sextas e sábados, mas sim aos sábados (8h às 19h) e domingos (8h30 às 12h30);
- O início do curso em maio (estávamos previsto inicialmente para iniciar em março);
- A inclusão de graduandos/as do quarto ano de Psicologia (7º e 8º semestres) como público-alvo, além de alunos/as do quinto ano e profissionais já formados em Psicologia.

A carga horária total (552h), o local (Clínica Carpe Diem - Curitiba/PR) e o nosso corpo docente permanecem inalterados.

Se você tiver alguma dúvida, colocamo-nos abertos ao diálogo.

Agradecemos e aguardamos seu contato.

atenciosamente,
Espedita Feitosa & Lázaro Castro
Instituto Figura-Fundo

Para mais informações acesse:
- Portal MEC
http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=349&id=387&option=com_content