Histórico

Iniciamos as atividades do Instituto Figura-Fundo em 9 de junho de 2014 pensando a sua construção e o seu formato com a equipe sendo composta por Espedita Feitosa, Adriano Holanda e Lázaro Castro.

Em setembro de 2014 foi ofertado o curso introdutório e de curta duração "O que é Gestalt-terapia?" que tinha como objetivo divulgar a abordagem e iniciar as nossas atividades. Neste meio tempo, planejamos e divulgamos a nossa primeira turma de especialização em Gestalt-terapia.

Devido às mudanças na legislação do MEC quanto à oferta de cursos de especialização por institutos autônomos, o curso previsto para ser ofertado como especialização passou a ser ofertado como curso livre de Formação em Gestalt-terapia iniciando em 16 de maio de 2015 a turma 2015-2017.

Com o passar do tempo, passamos também a ofertar minicursos como possibilidade para as pessoas de Curitiba e região que também tivessem interesse em conhecer a Gestalt-terapia, mesmo que não participassem diretamente de nossa formação. Iniciamos também, em 2015, a construção coletiva do Encontro Curitibano da Abordagem Gestáltica.

Em junho de 2016 iniciamos os trabalhos da segunda turma (2016-2018) do curso livre de Formação em Gestalt-terapia.

Em outubro de 2016, Lázaro e Espedita viajam para Fortaleza/CE e fazem a proposta para trazer o Encontro Nacional de Gestalt-terapia & Congresso Brasileiro da Abordagem Gestáltica para Curitiba/PR.

Em dezembro de 2016 o Prof. Dr. Adriano Holanda se desliga da equipe e convidamos as Gestalt-terapeutas Liege Fonseca e Mariana Pajaro para compor o time da coordenação.

Em 2017 iniciamos os trabalhos da terceira turma (2017-2018) e organizamos um treinamento em Gestalt-terapia, no modo imersão, além de um minicurso sobre a clínica do luto e um workshop de arteterapia gestáltica.

Em janeiro de 2018, Lázaro Castro se desliga da equipe da coordenação.

Planejamos abrir agora a nossa quarta turma (2018-2020) de Formação em Gestalt-terapia! Prevista para iniciar em junho de 2018!